terça-feira, 29 de novembro de 2016

Sua Majestade o Príncipe Ribamar - Por J. Ronald Brito

Todas as cidades têm os seus tipos folclóricos e Juazeiro não podia ser diferente. Entre os seus, figurava o Príncipe Ribamar da Beira Fresca (Joaquim Gomes Menezes) que mesmo desajuizado trabalhava e era um fino marceneiro. Na sua mente fraca, ele pensava ser um príncipe muito rico e poderoso, que ia se casar com a princesa Gioconda.
   Como todos os príncipes, ele também tinha o seu fardão de gala, com dragonas, alamares, faixa e muitas medalhas. Morava na mesma rua que eu, a São Francisco e todos os dias passava em frente à minha casa em direção do trabalho.
   A qualquer ato social da cidade, mesmo sem ser convidado, ele comparecia em traje de gala, ocupava sempre o lugar de autoridade e ali permanecia empertigado, cheio de ares altivos.
   Quando o General Henrique D. Teixeira Lott, fazia sua campanha para a presi-dência, visitou Juazeiro e quando subiu ao palanque o primeiro a cumprimentá-lo foi o "Príncipe", como ninguém havia lhe apresentado aquela figura saída dos contos de fada, o militar ficou intrigado e de vez em quando, olhava para o "ma-nequim", talvez pensando de quem se tratava:
   - De onde terá saído esta "coisa" e que patente é esta?
   E assim o candidato permaneceu, até que um seu assessor percebendo a ansie-dade do General, informou-o de quem se tratava.
PLANO DE EVACUAÇÃO
O Príncipe Ribamar, vez por outra aparecia com um "plano ousado" para enfrentar obstáculos na sua cidade ou na região caririense. Quando um inverno pesado destruiu a ponte sobre o rio Salamanca, que ligava     Barbalha às outras cidades ele imediatamente apresentou o seu "plano" de evacuação aos ilhados para Juazeiro, que tinha dois itens no mínimo curiosos: 
- "Primeiro traremos Santo Antônio, o padroeiro da cidade por Missão Velha e depois o cabaré, por cima da Serra do Araripe via Crato".

O AUTOR
José Ronald Brito, cratense, morou algum tempo em Juazeiro do Norte, coronel reformado da Polícia Militar do Ceará, escritor com vários livros publicados.


Nenhum comentário: